Nunca utilizei o programa, por onde começo?

Na página inicial tem uma sequencia de F's (F2, F3, F4 e assim por diante), isso deve ser seguido no processo de cadastramento.

Mesmo porque essa é a sequencia que uma imobiliária trabalha.

Qual a diferença de Proprietário Secundário e Favorecido?

Proprietário Secundário:
Quando existir mais de 1 (um) dono do objeto de locação, será necessário cadastrar os demais proprietários, com essa classificação, o sistema poderá ratear os repasses e calcular corretamente o imposto de renda (IRRF).

Proprietário Favorecido:
São pessoas que recebem os aluguéis dos imóveis, mas não são proprietários dos mesmos. As informações relativas à porcentagem de recebimento serão definidas no cadastro de imóveis..

Obs.: Você poderá cadastrar o proprietário, o(s) proprietário(s) secundário(s) e o(s) favorecidos, quando estiver cadastrando um imóvel.

Para que serve a inserção de garagens no cadastro do imóvel?

Para que você consiga lançar o IPTU do BOX da Garagem, além do IPTU do imóvel.

No Cadastro do Inquilino como devo preencher o campo Endereço de Correspondência?

Se o endereço não for preenchido a correspondência será enviada para o endereço do Imóvel;
Se preencher como endereço de correspondência, o mesmo será obedecido.

Qual o relatório em que contém os dados dos Inquilinos?

Acesse:

Você tem duas opções:

A.
Entre em:
1. Cadastros
2. Inquilinos
3. Imprimir

OU

B.
1. Relatórios e Gráficos
2. Listagens
3. Listagens dos Signatários

Qual a diferença entre ANTES DO PERÍODO, DURANTE O PERÍODO ou APÓS O PERÍODO ao cadastrar um contrato?

Antes do período: O aluguel será cobrado ANTES do inquilino morar no imóvel, ou seja, à vencer.

Exemplo:
Período do aluguel: De 01/08 à 31/08
Data de pagamento do aluguel: 10
O inquilino pagará no dia 10/07


Durante o período: O aluguel será cobrado DURANTE o período que o inquilino mora.

Exemplo:
Período do aluguel: De 01/08 à 31/08
Data de pagamento do aluguel: 10
O inquilino pagará no dia 10/08


Após o período: O aluguel será cobrado APÓS o período que o inquilino morar no imóvel, ou seja, mês vencido.

Exemplo:
Período do aluguel: De 01/08 à 31/08
Data de pagamento do aluguel: 10
O inquilino pagará no dia 10/09.

Em que situação uso a penúltima tela do cadastramento de contrato?

Ela exibe a seguinte frase:

Atenção se o contrato em pauta não for recente, você poderá iniciar a movimentação a partir de uma data mais atual, basta preencher as informações abaixo.

Em duas situações:

1. Quando o contrato é antigo e está cadastrando agora no sistema

2. Quando o contrato iniciou em outra imobiliária e foi transferido para a sua.

Para que serve a opção Supervisor na penúltima tela do cadastro do contrato?

Determina que determinado usuário será o supervisor daquele contrato.
Esta opção poderá ser visualizada a consulta e nas buscas.

Para que serve a opção Liberar o contrato para lançamentos de contrato, IPTU e Cobranças na penultima tela de cadastramento do contrato?

Para travar ou liberar o contrato para que outros usuários consigam ou não cadastrar lançamentos diversos para o contrato.

Não consigo fazer lançamentos nem emitir cobranças em um contrato. O que devo fazer?

Você deve liberar o contrato para os lançamentos e cobranças.

Para isso entre em:
1. Gerenciador de Cadastros
2. Contrato de Imóveis
3. Clique em Procurar
4. Selecione o contrato desejado e pressione Enter
5. Marque a opção ao lado do nome do inquilino Contrato liberado para lançamentos de contratos, IPTU e cobranças
6. Clique em Gravar

Preciso fazer um lançamento de contrato, mas não tem o grupo que preciso, como faço?

Você pode criar um grupo, para isso:

1. Clique no botão ao lado do grupo
2. Digite o código do grupo (sequencial)
3. Preencha o nome do grupo desejado - no campo Descrição
4. Clique em Adicionar
5. Sair

Porque tem 3 datas na tela de lançamentos de contrato?

- A primeira data de vencimento será usada no contas a pagar (caso seja um crédito lançado no contas a pagar).
- A segunda data de vencimento é o vencimento do inquilino.
- A terceira data de vencimento é o vencimento do proprietário.

A forma de pagamento das taxas de locação (1º aluguel) as vezes é parcelado - como lanço no sistema?

Lance o número de parcelas através da opção: Lançamentos / Lançamentos de Contratos.


Neste caso o lançamento é um débito para o proprietário e crédito para a imobiliária.

Por onde devo lançar o carnê de IPTU?
Por lançamentos de contrato ou lançamentos de IPTU?

Através da Opção Lançamentos de IPTU

Qual o procedimento para reajustar os alugueis?

Acesse a opção:

1. Lançamentos
2. Reajuste de Alugueis
3. Selecione os itens desejados na tela, como:

Selecionar Reajustes -> Até o Mês / No Mês
Mês de Competência
Local
Forma de Cálculo -> Automático / Percentual Informado
4. Clique no botão Avançar
5. Visualize / Imprima a listagem dos contratos para reajuste ( esta listagem não poderá ser impressa novamente depois do reajuste )
6. Reajustar

Como é calculado o reajuste de aluguel?

Quando a pessoa entra no imóvel no mês 06 por exemplo, ela paga o primeiro aluguel no mês 07.
Para ela ficar 12 meses no imóvel, ela entra no dia 06/06/2009 e para chegar aos 12 meses temos que calcular até 05/06/2010.
O índice de reajuste mensal quando ela entrou no imóvel era do mês 05/2009 e não do 06/2009, visto que ele não sai até o dia 10, portanto para podermos ter 12 meses acumulados de reajuste mês a mês temos que pegar o intervalo começando do mês anterior. Esse é o primeiro passo, o segundo é que como o índice é calculado pelos órgãos responsáveis de 01 a 30 do mês qualquer que seja o mês, o aluguel começando dia 06 como é o caso, deve sofrer um reajuste proporcional de 5 dias referente ao final dos doze meses e de 25 dias do início dos 12 meses, o Uniloc faz esta proporção.

Estou procurando um contrato inativo pela consulta e não estou encontrando. O que faço?

A opção Somente Contratos Ativos está marcada, desmarque-a.
Com esta opção habilitada serão exibidos somente os contratos ativos.

Como cadastro uma ação de despejo?

Acesse a opção:

1. Agenda e Notificações
2. Ações e Notificações Judiciais
3. Clique no botão Novo
4. Procure o contrato em questão
5. Escolha a opção Ação Judicial
6. Avançar
7. Informe o assunto e os detalhes da ação
8. Finalizar
9. Assim que a ação de desepejo for realizada você deverá finalizar esta ação.

Como emito as cobranças via Arquivo CNAB?
(arquivo que é enviado para o banco imprimir os boletos)

1. Acesse a opção Cobranças;
2. Emissão da cobrança em lote (ou individual);
3. Escolha a opção CNAB;
4. Gere o arquivo remesse ( .REM )
5. Envie para o banco
6. O banco ficará responsável por emitir as cobranças e enviá-las aos inquilinos
7. O banco retornará para a imobiliária um arquivo retorno ( .RET ) para que as baixas sejam efetuadas.

Como faço para baixar o arquivo retorno (CNAB) ?

Entre em:
1. Cobrança
2. Baixa via Arquivo CNAB
3. Indique o diretório e que se encontra o arquivo retorno através do botão Lupa.
4. Indique o arquivo retorno através do botão selecionar.
5. Clique no botão avançar
6. Imprima o relatório das cobranças para conferências
7. Depois de conferido corretamente clique no botão Baixar.

Importante: o arquivo retorno tem a extensão .RET , .DAT ou .TXT

Como inserir uma observação nos Recibos dos inquilinos, quando emito a cobrança individualmente?

1. Entre em Cobrança:
2. Selecione a opção Emissão e Baixa da Cobrança
3. Clique em Procurar para selecionar o inquilino desejado
4. Clique em Emitir Cobrança
5. Selecione a opção Recibo Imobiliária
6. Clique em Avançar
7. Clique em Avançar Novamente
8. Clique em Imprimir Recibo
9. Nessa tela, você pode inserir as informações que serão impressas no recibo no campo Observações Gerais.

Caso o assunto seja específico do inquilino em questão, digite essa informação em Nota do Cadastro de Contratos.
Marque a opção Imprimir Nota na Cobrança.

Como faço para mudar a mensagem de cobrança de um boleto?

Entre em:

1. Cobrança;
2. Emissão e Baixa da Cobrança;
3. Clique no botão Procurar para informar o contrato;
4. Clique no botão Procurar para informar o nome do inquilino;
5. Pressione o botão Emitir Cobrança;
6. Informe o tipo de cobrança e seleção desejada, depois pressione o botão avançar;
7. Verifique as informações na tela e depois o botão Avançar;
8. Imprimir Boleto;
9. Em Informações da Cobrança, descreva a nova Mensagem Boleto.
10. Pressione o botão Imprimir, após a impressão dos boletos confirme a operação;

Por onde lanço uma mensagem para todos os boletos?

Entre em:

1. Configurações
2. Configurações
3. Preferências de Impressão
4. Mensagem geral para a cobrança
5. Digite a mensagem desejada
6. Clique em Gravar

Como faço para imprimir um extrato de proprietário para ser usado em envelope janela?

Acesse:

1. Relatórios;
2. Relatórios Operacionais;
3. Repasse do Proprietário;
4. Extrato de Repasse e Emissão de Notas Fiscais;
5. Informe o período desejado;
6. Avançar;
7. Selecione os repasses desejados;
8. Clique no botão Extrato;
9. Marque o modelo Personalizado 1 folha 1 via;
10. E em Opções para os modelos Personalizados, marque a opção Imprimir endereço do favorecido no cabeçalho (Somente para Personalizado 1 folha);
11. Clique em Visualizar ou imprimir.

Como faço para mesclar um contrato da imobiliária com os cadastros que fiz no Uniloc?

Entre em:

1. Cadastros;

2. Modelos do Word;

3. Novo Modelo;

4. Preencha as informações do contrato e pressione o botão Avançar;

5. Pressione o botão Editar Modelo do Word;

6. Será aberto um documento do Word em branco - abra o seu contrato já digitado

7. Selecione tudo (CTRL + T)

8. Copie (CTRL + V).

9. Volte para o documento em branco que o Uniloc abriu

10. Cole

11. Insira os campos de mesclagem

12. Feche o documento clicando em SIM para salvá-lo

13. Ao voltar para o Uniloc clique em Gravar


Para fazer a mesclagem do contrato acesse:

1. Contratos

2. Procure o contrato em questão

3. Imprimir

4. Word 2000

5. Editar

6. Ao abrir o Word clique em Mesclar ou Mesclar para novo documento.

Qual opção devo escolher ao efetuar a baixa de um aluguel - caixa ou movimentação bancária?

Depende.
Se o aluguel foi recebido na imobiliária, deve informar Caixa
Se foi recebido no banco deve informar Movimentação bancária.

Por onde emito os repasses?

Você tem 3 opções:
1. Emissão do Repasse por Proprietario
2. Emissão do Repasse por Imóvel
3. Emissão do Repasse em Lote (que também pode ser agrupado por proprietário ou por imóvel).

Tenho que pagar um proprietário, porém o saldo dele está negativo, o que faço?

Você pode deixar o pagamento deste mês em aberto, para repassar no mês seguinte (ou quando ele tiver saldo).
Pois o sistema vai pegar o débito do mês anterior e o saldo do mês atual, somando e subtraindo o saldo a receber.

Estou gerando os repasses e apareceu uma opção de Repasses Descartados, do que se trata?

São os repasses com saldo negativo.

Eu consigo emitir o repasse sem ter dado baixa no boleto de aluguel?

Não.
Exceto quando o aluguel for garantido, ou seja, a imobiliária paga o proprietário mesmo sem ter recebido do inquilino.

Tiveram algumas despesas que foram baixadas erradas, ao invés de ser lançado no caixa foram lançadas na conta corrente. Como faço para resolver?

Você deverá transferir este lançamento do Caixa para a movimentação bancária.

1. Entre em Financeiro
2. Controle de Caixa
3. Botão lançar
4. Informe os itens na tela e marque a opção Transferência
5. Lançar

Por onde imprimo o Informe de Rendimento dos proprietários?

1. Na página inicial do Uniloc, entre em Relatórios;
2. Entre em Relatórios Operacionais;
3. Selecione a opção 3. Repasse do Proprietário, clique no botão Avançar;
4. Selecione a opção 3. Informe de Rendimentos Individual, clique no botão Avançar;

Obs. Selecione o nome do proprietário, digite o período, insira os filtros e clique no botão Visualizar/Imprimir.
Informe de Rendimentos em Lote:
5. Selecione a opção 4. Informe de Rendimentos em Lote, clique no botão Avançar;
Obs. Digite o período, insira os filtros e clique no botão Visualizar/Imprimir.

Como faço para tirar um relatório de Inquilinos inadimplentes?

Acesse o Uniloc em:

1. Relatórios;
2. Relatórios Operacionais;
3. Cobrança do Inquilino;
4. Avançar;
5. Inquilinos Inadimplentes;
6. Avançar;
7. Informe as condições do relatório e pressione a opção desejada.
8. Visualizar/Imprimir

Qual o relatório que contém os aluguéis recebidos no período?

Acesse:

1. Relatórios;
2. Relatórios Operacionais;
3. Cobrança do Inquilino;
4. Avançar;
5. Aluguéis recebidos no período;
6. Avançar;
7. Informe as condições do relatório e selecione a opção desejada.
8. Visualizar/Imprimir

Como faço para tirar uma listagem que contenha as cobranças e repasses emitidos no período?

Acesse:

1. Relatórios;
2. Relatórios Gerenciais;
3. Cobranças e Repasses emitidos no período;
4. Pressione o botão Avançar;
5. Informe o período e pressione a opção desejada
6. Visualizar/Imprimir

Como faço para tirar o relatório da Dimob?

Acesse o Uniloc em:

1. Relatórios;
2. Relatórios Operacionais;
3. Repasse do Proprietário;
4. Pressione o botão Avançar;
5. Relatório / Exportação para Dimob;
6. Pressione o botão Avançar;
7. Informe as condições e clique no botão Avançar;
8. Pressione o botão Exportar e informe o local onde será exportado os dados do relatório;

 


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